
Mulheres da Marvel
Infelizmente, histórias de super-heróis ainda focam mais nos personagens masculinos do que nas super-heroínas. No Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), que estreou em 2008 com o filme Homem de Ferro, essa situação se mantém, mesmo que personagens femininas tenham sido inseridas na história desde o início.
No primeiro filme do estúdio, Pepper Potts tem mais tempo de tela do que o próprio vilão do filme e o primeiro integrante oficial do que viria a ser a Iniciativa Vingadores foi uma mulher: Natasha Romanoff. Ainda assim, o primeiro filme da Marvel a contar com o nome de uma mulher no título só foi lançado em 2018 (Homem Formiga e a Vespa) e o primeiro filme solo de uma super-heroína só chegou às telonas em 2019 com Capitã Marvel.
A Ovo Frito preparou uma linha do tempo a partir da ordem cronológica (diferente da ordem de lançamento) da aparição de personagens femininas nos filmes da Marvel Studios. Confere aí!
Mesmo com um número considerável de personagens femininas que fazem aparições em filmes do estúdio, não são todas que aparecem em mais de um filme ou que contam com um tempo de tela considerável.
Nas HQs, a situação já é mais promissora para as mulheres. Em 2015, a Marvel Comics lançou uma nova série chamada A-Force. Esse esquadrão, formado apenas por mulheres, conta com uma variedade de personagens de diferentes raças e sexualidades.
A líder e pioneira do grupo é a She-Hulk, personagem que ainda não foi apresentada no Universo Cinematográfico. Mesmo que a equipe de super-heroínas ainda não tenha sido toda apresentada em filmes ou séries da Marvel, atrizes da Marvel Studios já comentaram sobre a possibilidade de uma adaptação.
Confira no nosso infográfico quem são essas mulheres!