top of page
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Ovo Frito
  • Twitter Ovo Frito Nerd
  • YouTube Ovo Frito Jornalismo Nerd

PRINCESAS

A transição na representação das princesas

Princesas Disney Wi-fi Ralph.png

Princesas Disney no filme WiFi Ralph: Quebrando a Internet

WiFi Ralph (2018)

Os filmes da Disney sobre Princesas costumam ser baseados em contos muito antigos, em histórias já existentes que são adaptadas para a telona. Não podemos deixar de considerar a importância que esses filmes têm na formação de opinião e de personalidade de crianças que crescem com essas histórias e com os padrões definidos pelas personagens.

Sempre muito ricas em detalhes, as tramas seguem, em linhas gerais, contos antigos com algumas modificações para que sejam adequadas ao público infantil; afinal, histórias de Princesas escritas pelos Irmãos Grimm, por exemplo, não são voltadas para crianças.

 

De qualquer forma, a beleza dos filmes e das personagens continua encantando muitas gerações. Nessa matéria vamos falar mais sobre a evolução da representação feminina na figura das Princesas Disney.

Disney_Princesses.gif

Principais Princesas da Disney em momentos de seus filmes

Disney

1. A primeira princesa

 

Seja por desinformação ou por convenções orientadas pelo sucesso dos filmes, acredita-se que a primeira Princesa da Disney tenha sido a Branca de Neve, afinal, a animação é de 1937. Mas não é bem por aí.

De fato, o lançamento de Branca de Neve, antes da década de 1940, foi um marco para a animação e deu início ao império de entretenimento da Disney. E não é à toa que ela é considerada a 1ª Princesa Oficial da companhia.

Porém, como explica a Smithsonian Mag, o título de primeira personagem princesa pertencente a Walt Disney Company, é Perséfone, do curta-metragem “A Deusa da Primavera”. O curta foi lançado em 1934 para que a Disney pudesse testar os recursos tecnológicos para produzir animações mais longas.

2. As três eras das princesas Disney

 

Desde o lançamento do primeiro longa-metragem de uma Princesa da Disney, em 1937, muitas coisas mudaram na forma de representar personagens femininas e muitos padrões que foram alterados. Desde então, passaram-se mais de 80 anos e a luta pelos direitos das mulheres se tornou um assunto importante e necessário na sociedade. Assim, a representação de uma personagem frágil, dependente de um homem, não se encaixa mais nos gostos do público.

 

As princesas podem ser divididas em 3 eras bem marcadas: a Clássica, a Renascença e a Moderna.

 

Na Era Clássica, temos as Princesas mais ingênuas e recatadas, como Branca de Neve, Cinderela e Aurora. A representação feminina nesse momento era guiada pelos padrões da época de mulher dependente e com histórias em que só encontravam felicidade e propósito no casamento com o “amor verdadeiro”.

 

O cenário começa a mudar com a figura da Ariel, em 1989 e nesse segundo momento, da Renascença, os filmes trazem mulheres mais fortes e que saem dos padrões. Temos Princesas que questionam figuras de autoridade e que saem em busca da sua própria jornada, mesmo que o romance ainda seja a história de fundo, em muito casos. Na Renascença, temos: Bela, Mulan e Pocahontas.

 

Por fim, na Era Moderna, temos histórias que não são orientadas pela busca do romance e as Princesas desse momento são personagens completas por si mesmas. As Princesas dessa 3ª fase são: Tiana, Rapunzel, Merida, Elsa e Anna e Moana. Nesses filmes, as princesas são curiosas, aventureiras e independentes. Além disso, elas possuem vários objetivos que não incluem a necessidade de um casamento.

 

Toda essa evolução prova que algumas empresas estão realmente dispostas a mudar a forma como as mulheres são vistas e tratadas pelo cinema e mídia, adaptando-se cada vez mais ao tempo em que vivemos.

Princesas da Disney cantam suas músicas

Youtube: Orlando Terapia

3. Disney Princess

A franquia Disney Princess foi criada no final da década de 1990 e pertence à Walt Disney Company. A linha foi criada por Andy Mooney, então, diretor da Disney Consumer Products (DCP), área da Walt Disney Company responsável por criar produtos direcionados ao público. Os produtos da Disney Princess, também chamada de Linha Princesas, conta com diferentes brinquedos e jogos de protagonistas femininas coroadas como princesas, independentemente de serem realmente princesas, ou não.


Não são apenas bonecas que são produzidas pela marca, já foram lançados produtos de beleza, decorações para casas, vídeos de sing-along, entre outros.
Algumas das licenças para a franquia são: Glidden (pintura de parede), Stride Rite (sapatos com brilho), Hasbro (jogos e bonecas), and Fisher-Price (brinquedos de plástico).

"Standing in line in the arena [of a Disney on Ice show], I was surrounded by little girls dressed head to toe as princesses...They weren’t even Disney products. They were generic princess products they’d appended to a Halloween costume. And the light bulb went off. Clearly, there was latent demand here. So the next morning I said to my team, "O.K., let's establish standards and a color palette and talk to licensees and get as much product out there as we possibly can that allows these girls to do what they're doing anyway: projecting themselves into the characters from the classic movies"

Andy Mooney (The New York Times)

4. Princesas esquecidas

 

A linha Disney Princess não contempla todas as personagens princesas da Walt Disney Company. Para fazer parte da franquia não é necessário ser princesa (de nascença ou por casamento), basta ser coroada como tal no Magic Kingdom. A própria Disney tem uma lista com todas as princesas de seus filmes, classificadas como "Princesas por Nascimento", "Princesas por Casamento", "Discutível" e "Realmente não é Princesa". 

As personagens que, realmente, são princesas e fazem parte da Linha Princesas da Disney são: Branca de Neve (nascida Princesa), Cinderela (casada com Príncipe), Aurora (nascida Princesa), Ariel (nascida Princesa), Bela (casada com Príncipe), Jasmine (nascida Princesa), Tiana (casada com Príncipe), Rapunzel (nascida Princesa), Merida (nascida Princesa).

Outras personagens que não são princesas e fazem parte da franquia são: Pocahontas (filha do chefe da tribo indígena) e Mulan (salvadora da China).

Linha do tempo Princesas Disney - data de lançamento dos filmes

Além dessas protagonistas, outras personagens já fizeram parte da Disney Princess, mas, por não terem feito tanto sucesso, foram "descoroadas". São elas:

Alice (Alice no País das Maravilhas)

Sininho (Peter Pan) - foi retirada porque os diretores da Disney Consumer Products concluíram que ela não se encaixava na mitologia da linha Princesas, hoje Tinker Bell faz parte da franquia Disney Fadas;

Eilonwy (O Caldeirão Mágico) - embora seja uma Princesa de berço, Eilonwy não faz parte da linha oficial das Disney Princesas pelo fato de que seu filme teve um desempenho muito fraco nos cinemas);

Esmeralda (O Corcunda de Notre-Dame) - até 2005, Esmeralda era parte da franquia Disney Princesas

Mégara (Hércules) - apesar de ter aparecido em alguns produtos da franquia, nunca foi considerada uma princesa oficial

Jane (Tarzan) - foi anunciada, em 1999, como a nova Princesa da linha e continuou aparecendo em produtos até 2000, mas depois desapareceu;

Kida (Atlantis: Reino Perdido) - assim como Eilonwy, apesar de ser Princesa de berço, Kida não chegou a ser oficializada na franquia porque seu filme não fez tanto sucesso;

Giselle (Encantada) - originalmente, estava para entrar na franquia, mas a Disney teria que pagar os direitos de imagem da atriz Amy Adams, então voltaram atrás na decisão;

Dot (Vida de Inseto) e Jessie (Toy Story) - não integram a franquia por ser da Pixar.

mapa reinos.png

O caso de Elsa e Anna

Ambas eram esperadas para integrar a Franquia como 12ª e 13ª princesas, respectivamente, mas ainda não foram oficializadas. Isso acontece tanto por questões técnicas (Elsa é Rainha), quanto por dificuldades em saber como introduzi-las em meio às outras personagens.

Além disso, o grande sucesso das personagens, que estrelam sua própria grande franquia, é outro fator que dificulta a coroação oficial delas como Princesas oficiais da Disney Princess. Mais do que isso, há especulações de que a Disney ainda não oficializou essa coroação por críticas de fãs que afirmam que a linha Disney Princesa é uma franquia antiquada que prejudicou a imagem de personagens femininas fortes, como Merida e Mulan, que foram repaginadas para entrar no grupo.

5. O que nossas convidadas têm a dizer

Playlist áudio de entrevistadas

“É importante que a gente faça uma análise cronológica pra perceber como foi essa transição de comportamento e, também, pra visualizar o que estava acontecendo em cada época em que cada um dos desenhos foi lançado.”

“A Branca de Neve é o estereótipo perfeito da mulher dona de casa: ingênua, quietinha, fofinha, limpa a casa dos anões, depende dos anões, aceita presente de estranhos porque, afinal, a mulher tem que ser muito educada… e, especialmente, ela depende do beijo do amor verdadeiro pra levantar. Apesar do desenho chamar A Branca de Neve e os 7 Anões, ela não é a protagonista do filme, ela é só uma personagem passiva.”

Mindy (Garotas Geek)

“A gente tem a Tiana, em 2009. Ela é uma personagem muito importante, não só pela quebra de padrões e estereótipos de mulher feminina, mas também nos padrões físicos, por ser uma princesa negra, que, até então, a gente ainda não tinha. A Tiana tinha um desejo próprio, por ela mesma; ela queria abrir um restaurante, uma coisa que ela decidiu por ela mesma. É um pouco mais realista, porque a Tiana trabalha duro pra conseguir o que ela quer, e isso aproxima as pessoas do filme.”

Mindy (Garotas Geek)

“A Ariel sofreu uma boa mudança em relação às princesas anteriores, principalmente, por causa da 2ª onda feminista, no final dos anos 60 e começo dos anos 70. Então, a gente olha um progresso bem grande na Ariel, principalmente, na personalidade; a Ariel já é diferente, ela é curiosa, aventureira, ela é tratada, entre as outras irmãs, como a mais rebelde. Ela traz um pouco mais de independência. Embora tudo seja feito por causa do Príncipe Eric, a gente já vê um bom progresso em relação às outras Princesas.”

Mindy (Garotas Geek)

Mindy (Garotas Geek)

“Depois, a gente tem a 3ª onda de Princesas, que já traz um pouco mais de progresso. A primeira é a Merida, de Valente (2012); ela é um marco porque ela se recusa a se casar e isso é marcante, especialmente, por causa do contexto do filme, de uma Era Medieval. A Merida, no ato de lutar pela própria mão, traz consigo muita coisa que a gente percebe que começa a fugir do padrão de casal, de par romântico. Aqui, em Valente, ela está fugindo disso.”

“A Moana, pra mim, foi o ápice de toda essa evolução porque ela sobe sozinha no barco, salva o recife de coral, enfrenta a tormenta, encara um semideus… não tem Príncipe dizendo pra ela o que ela deve fazer, qual a voz dela; ela não abre mão de nada pra ficar com alguém. Não tem romance. A Moana tem a história dela e ela não precisa ter um romance pra ser alguém. Ela não precisa disso.”

Mindy (Garotas Geek)

Ouça a música "Speechless" do live-action de Aladdin

Leia mais: Você consegue nomear todos os 21 Príncipes e Princesas da Disney? (quiz em inglês)

                  Princesas reimaginadas de acordo com o conceito original (matéria em inglês)

                  Princesas reimaginadas como personagens "noir" (matéria em inglês)   

6. A transição na representação das princesas

Megara.gif

Através das princesas Disney, as crianças, adolescentes e adultas absorvem, desde a infância, a ideia do que é uma mulher ideal, tanto sob o aspecto físico quanto comportamental. As princesas de contos de fadas servem como um referencial de gênero e exemplo de feminilidade.

"Eu sou uma donzela, estou em perigo, eu posso me virar sozinha. Tenha um bom dia!"

Megara - Hércules (1997)

Desde o lançamento do primeiro longa-metragem animado pela Disney, Branca de Neve e os Sete Anões (David Hand,1937), os filmes de princesas encantam gerações. Mas, é possível notar grandes mudanças no estereótipo deste tipo de personagem apresentado pelos estúdios de Walt Disney. De doces e ingênuas garotas, sempre à espera do amor verdadeiro para poderem, enfim, encontrar a felicidade por si mesmas.

Os tempos mudaram e as mulheres puderam aprender a desempenhar trabalhos que, até recentemente, eram possíveis apenas para homens. Essas e outras mudanças na representação social do feminino são refletidas nos meios de comunicação, como nos filmes.

​​

Os filmes “Valente”, “Frozen”, “Moana” lançados nos últimos anos, são uma resposta de que não cabe mais a representação idealizada da mulher nos filmes de princesas no mundo contemporâneo, pelo menos não mais como no modelo anterior. Essa mudança é, especialmente, importante quando consideramos que crianças, principalmente, as meninas, crescem com personagens da Disney como modelos a serem seguidos.

princesas.jpg

Princesas da Era Clássica, Renascença e Era Moderna

Google Imagens - marcadas para reprodução

7. Pelos dígitos

O site Box Office Mojo reúne dados de bilheterias do cinema mundial e as animações das Princesas Disney não poderiam ficar de fora. Para a surpresa de ninguém, Frozen ocupa o topo da lista de arrecadação com uma bilheteria de $1.276.480.335,00 em todo o mundo, estando, inclusive, entre as 15 maiores bilheterias de todos os tempos (valores não corrigidos).

Falando sobre as maiores bilheterias, Frozen é a única animação das Princesas Disney entre as 100 maiores do mundo. Os outros filmes da Disney sobre princesas que ganharam seu lugar na lista são os live-actions: A Bela e a Fera (Bill Condon, 2017), na 15ª posição e Alice no País das Maravilhas (Tim Burton, 2010), no 36º lugar. 

A respeito dos filmes das principais Princesas da franquia, O Caldeirão Mágico foi o filme com menor arrecadação. Confira na lista abaixo:

$21,288,692: O Caldeirão Mágico

$51,600,000: A Bela Adormecida

$84,056,472: Atlantis - O Reino Perdido

$93,141,149: Cinderella

$104,400,899: A Princesa e o Sapo

$111,543,479: A Pequena Sereia

$120,620,254: Mulan

$141,579,773: Pocahontas

$184,925,486: A Branca de Neve

$200,821,936: Enrolados

$217,350,219: Aladdin

$218,967,620: A Bela e a Fera

$237,283,207: Valente

$248,757,044: Moana

$400,738,009: Frozen

Bilheterias Princesas Disney classificadas de menor arrecadação a maior arrecadação - valores de bilheteria doméstica (EUA)

8. Outras Princesas

 

A Disney não é a única a fazer filmes com protagonistas que são Princesas. Estúdios como Dreamworks, 20th Century Fox, Warner Bros e outros também possuem produções nessa linha.

Além disso, a própria Disney tem outras personagens princesas que não fazem parte da franquia de filmes de animação, como Elena de Alavor.

Confira na lista:

Princesas de outras animações (imagens clicáveis)

Google Imagens - marcadas para reprodução

9. Será que você sabe tudo sobre as Princesas?

POP QUIZ

Leia mais: Que Princesa da Disney é você? (quiz em inglês)

                  Que combinação de 2 Princesas é você? (quiz em inglês)

                  Que filme de Princesa é, basicamente, sua história de vida? (quiz em inglês)   

10. Quem é sua princesa favorita?

ENQUETE

E aí?

Tem algum outro assunto sobre o qual você gostaria de ler mais? Fala pra a gente!

Deixe seu contato e aguarde o relatório
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Icon
  • Cinza ícone do YouTube
Brasil

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

bottom of page